RELEASE PARA IMPRENSA
RELEASE PARA IMPRENSA
RELEASE PARA IMPRENSA
PROJETO EM DESENVOLVIMENTO
FICHA TÉCNICA
IMPRENSA
FOTOS
CARTAZ PARA DOWNLOAD
FICHA TÉCNICA
IMPRENSA
FOTOS
CARTAZ PARA DOWNLOAD

LETICIA MONTE

LULA BUARQUE DE HOLLANDA
Diretora, produtora e ativista social. Sócia fundadora da Espiral, é coordenadora do núcleo de produção e desenvolve projetos para documentários e filmes de ficção, videoarte, teatro e performance.
Leticia é codiretora, com Flavia Guayer, de Movimentos do Invisível (2020), produtora dos filmes documentários Favela É Moda (2020), de Emilio Domingos, vencedor do Prêmio de melhor documentário pelo voto popular e Menção honrosa no Festival do Rio 2019; Gilberto Gil Antologia Vol.1 (2019) de Lula Buarque de Holanda; Uma Garota Chamada Marina (2019) de Candé Salles; e O Muro (2018), de Lula Buarque de Hollanda. É produtora associada dos premiados documentários A Música segundo Tom Jobim, de Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim (2012) e Mistério do Samba, de Lula Buarque e Carolina Jabor (2008).
Diretora do espetáculo-instalação Êxtase Anotado(Sesc RJ, 2016), do projeto de arte pública Visualismo Arte, Tecnologia e Cidade (RJ, 2015), e produtora de filmes de vídeo-arte de Janaina Tschape, Lula Buarque e Adriana Varejão.
Sócia-fundadora do Instituto CASA - Convergências de Arte, Sociedade e Arquitetura, coordenou o Selo de Qualidade Urbana, apresentado na Bienal de Arquitetura de Veneza (2015), e realizou as exposições Casa, Cidade, Mundo (Centro Cultural Helio Oiticica, 2016), Minha Casa, Nossa Cidade (StudioX, 2015) além de seminários nacionais e internacionais. É sócia-fundadora e presidente da Ser Cidadão, instituição que atua em processos educativos e de desenvolvimento comunitário na zona oeste do Rio de Janeiro.
Cineasta e artista. Sócio-diretor da Espiral, coordena o núcleo de criação audiovisual e desenvolve projetos autorais para cinema, documentários, séries e instalações de arte.
Sócio fundador da Conspiração Filmes, empresa na qual trabalhou por 25 anos, dirigiu os documentários Pierre Fatumbi Verger - Mensageiro entre Dois Mundos (1998), e Mistério do Samba (com Carolina Jabor, 2008), ambos premiados como Melhor Documentário do Ano pela Academia Brasileira de Cinema. É também diretor dos longas metragens de ficção A Taça do Mundo é Nossa (2003), O Vendedor de Passados (2015) e do episódio Atum Viscaya da série Mandrake (HBO, 2005), produtor do longa A Beira do caminho de Breno Silveira (2012), e diversos outros projetos.
Em 2018 lança o documentário O Muro, exibido no Festival do Rio e na Mostra São Paulo e desenvolve o longa-metragem Leite Derramado, baseado no romance de Chico Buarque.

A Espiral é uma produtora independente baseada no Rio de Janeiro que desenvolve, produz e distribui conteúdo audiovisual, de música e de arte contemporânea. Realiza filmes de ficção e documentários, séries, festivais e instalações com especial interesse e foco na cultura contemporânea, nas artes e na tecnologia e seus impactos na sociedade. Dentre suas recentes produções destacam-se os longa metragens Movimentos do Invisível (2020), Favela É Moda (coprodução OsmoseFilmes, 2019), Gilberto Gil Antologia Vol.1 (coprodução Gege Produções, 2019), Uma Garota Chamada Marina (2019), O Muro (2016), O Vendedor de Passados (coprodução Conspiração Filmes,2014), o festival Visualismo Arte,Tecnologia e Cidade (2015).